Rua Santo Antonio de Itaberava, 300 - São Paulo-SP 11 2524-0457 moleculas@uol.com.br

Gostou? compartilhe!

Confira!

Saiba mais sobre o processo de Rotomoldagem

Rotomoldagem é a técnica utilizada para moldagem de peças ocas, tais como bolas e partes de bonecas.

O princípio da Rotomoldagem é simples: um molde aberto é preenchido com uma quantidade dosada de plastisol, sendo que essa operação de carga pode ser realizada manualmente ou pela utilização de um dosador automático. A espessura final da peça depende diretamente da quantidade de plastisol dosada. O molde é então fechado e fixado a um sistema rotativo dentro de um forno, cujo sistema de aquecimento pode ser elétrico, a gás ou a óleo, sendo que o meio de aquecimento normalmente é o ar.

O molde é rotacionado em dois eixos preferencialmente perpendiculares, garantindo que a pasta se espalhe de maneira uniforme em toda sua superfície interior. Com o aquecimento, a pasta é gelificada e fundida e, após o término do ciclo de aquecimento, o molde é resfriado. O resfriamento pode ocorrer tanto de moto estático em banhos de resfriamento fora do forno como sob rotação, o que visa impedir o escorrimento de plastisol não gelificado e a contração da peça. Ao atingir a temperatura de 50°C, o molde é aberto e a peça é então retirada.

Alguns artigos rotomoldados, tais como bolas, são inflados logo depois da saída do molde, de maneira a aproveitar a alta flexibilidade do composto de PVC para grande expansão do produto final.

Confira um pouco do que acabamos de aprender através do vídeo abaixo:



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Moléculas Whatsapp Moléculas