Rua Santo Antonio de Itaberava, 300 - São Paulo-SP 11 2524-0457 moleculas@uol.com.br

Gostou? compartilhe!

Confira!

Reciclagem pré-consumo: Uma saída rentável

Reciclagem pré-consumo é quando os resíduos da fabricação de novos produtos são reciclados. Um bom exemplo são as aparas gráficas ou da produção da fábrica de papel que retornam ao ciclo de fabricação de papel. Mas também é aplicável aos plásticos, nesse caso é a conversão de resíduos plásticos por tecnologia convencionais de processamento em produtos com caraterísticas de desempenho equivalentes às daqueles produtos fabricados a partir de resinas virgens. A reciclagem pré-consumo é feita com os materiais termoplásticos provenientes de resíduos industriais, os quais são limpos e de fácil identificação, não contaminados por partículas ou substâncias estranhas.

A reciclagem pré-consumo é na verdade uma forma menos nobre de reciclagem, porém não é falsa, como pode ser ouvido nos meios de comunicação. Isso se dá pelo fato de que esse tipo de reciclagem é considerado pelas empresas como apenas um reaproveitamento de matéria prima, a princípio esse processo só acontece por que as empresas lucram diretamente e a curto prazo com essa conduta, pode-se dizer que não há responsabilidade ambiental. Mas é fato que ela reduz a extração da matéria prima da natureza, que árvores deixam de ser cortadas ou combustíveis fósseis deixam de ser liberados.
O produto reciclado pré-consumo é na verdade um produto que pode vir a ser reciclável, a matéria prima que foi utilizada é “ virgem” , ou seja, não foi consumida.

Reciclados pós-consumo são os produtos já consumidos e que poderiam ser enviados a destinos finais tradicionais como a incineração ou aterros sanitários, porém retornaram ao ciclo produtivo por meio de canais de reciclagem em uma extensão de sua vida útil. É o material oriundo da coleta seletiva do lixo municipal, vendido às fábricas de papel reciclado através de parcerias com as cooperativas dos catadores de papel ou à empresas que convertem resíduos plásticos, por processos termoquímicos (pirólise, conversão catálica), em matérias-primas que podem originar novamente as resinas virgens.

O produto reciclado pós-consumo é verdadeiramente reciclado, a matéria utilizada pra a sua fabricação já foi produto e agora vai ser transformada e voltar a ter utilidade.

Fonte: Weindekorb (http://weidenkorb.wordpress.com/tag/reciclado-pre-consumo)

A Moléculas investe na reciclagem pré-consumo, coletando os resíduos de seus próprios clientes e reutilizando seus próprios resíduos, e pós-consumo, através do reuso de embalagens descartáveis, como garrafas PET e bombonas PP.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Moléculas Whatsapp Moléculas