Rua Santo Antonio de Itaberava, 300 - São Paulo-SP 11 2524-0457 moleculas@uol.com.br

Gostou? compartilhe!

Confira!

O que é um Plastisol?

Este versátil produto poder ser utilizado na Serigrafia ou transformado pelos processos de Slush Moulding e Rotomoldagem. Conheça um pouco mais deste produto, que é o carro chefe da Moléculas!

Genericamente

Plastisol é uma suspensão de partículas de PVC em um plastificante. Ele fluí como um líquido e pode ser vertido para um molde aquecido. Quando aquecido a cerca de 177 graus Celsius, o plástico e o plastificante se dissolvem mutuamente um no outro. Ao resfriar o molde até 60 graus Celsius, o resultado é um produto flexível, plastificado permanentemente. Além da moldagem, o plastisol é normalmente usado como uma tinta têxtil para tela de impressão e, como um revestimento, particularmente em aplicações no exterior (telhados, móveis) e dip-coating.

Serigrafia

Usado como tinta Plastisol para serigrafia, é mais comumente utilizados nas tintas para a impressão de desenhos para roupas, e são particularmente úteis para a impressão de gráficos opacos em tecidos escuros.
Tinta plastisol não é solúvel em água. A tinta é composta de partículas de PVC em suspensão numa emulsão de plastificação, e não irá secar se deixado na tela por períodos prolongados. Devido a conveniência de não ser necessário lavar a tel, após uma impressão, as tintas de plastisóis não necessitam de uma fonte de água corrente. Tintas plastisóis são recomendados para impressão em tecido coloridos .Em tecido leve, plastisol é extremamente opaco e pode reter uma imagem brilhante por muito tempo, com a devida atenção.
Tintas plastisóis não secam, mas devem ser curadas. A cura pode ser feita com um secador térmico, ou mais barato, um forno de casa. A maioria dos plastisóis tem a necessidade de alcançar uma temperatura de cerca de 180 graus Celsius (350Fahrenheit) para a cura completa. Tende a conferir uma aparência “macia” de tinta, podendo alcançar expansão volumétrica, caso seja aditivada corretamente.

Slush Moulding

O Plastisol pode ser usado para Slush Moulding, que é um processo relativamente caseiro de produção de peças ocas. Mais barato e menos sofisticado que outros processos como injeção e extrusão, o plastisol líquido é despejado em um molde de metal, e este é colocado em uma solução de aquecimento (banho de parafina), que está na faixa de 180 – 220 graus Celsius. O molde permanece neste banho por alguns segundos, em seguida, o molde é removido do aquecimento e a solução restante líquido é derramado de volta ao recipiente inicial. Isto deixa uma fina camada de vinil no interior do molde de metal. Em seguida, o molde é colocado de volta para a solução de aquecimento durante três a quatro minutos para curar. Após a cura, o molde é mais uma vez removido da solução de aquecimento, resfriando-o com água, e colocado sobre uma grelha. Enquanto a parte de vinil é ainda quente no molde (e está muito flexível) e pode ser removido com um alicate. Quando as peças esfriam por completo, elas tornam-se rígidas e estão prontas para a montagem. Muito utilizado para brinquedos infantis, como os famosos bonecos “Comandos em Ação”, sucesso de vendas na década de 90.

Rotomoldagem

O Plastisol é despejado na forma líquida em uma das partes do molde de metal, que é divididos em duas partes iguais (bipartidos). Um porta-molde contempla, em média, 10 a 20 moldes deste tipo, que são usados para a fabricação de peças ocas flexívels, como cabeças de bonecas e bolas. Após o preenchimento de todos os moldes, o porta-molde é então colocado dentro de um grande forno que se mantém na faixa de 200 a 240 graus Celsius, e realiza diversas rotações no sentindo transversal e longitudinal, de forma a preencher toda a superfície interna do molde. Esta centrifugação em alta velocidade força o líquido a preencher os mínimos detalhes dentro do molde, e é isto que assegura a qualidade das peças acabadas. Depois de um certo tempo estipulado, o porta-moldes é retirado do forno e resfriado. As peças são extraídas ainda quentes, e no caso das bolas, rapidamente enchidas com ar comprimidos, para garantir a elasticidade (Posteriormente, podem ser esvaziadas para facilitar o transporte).

Esta são apenas 3 aplicações possíveis deste material tão versátil chamado PLASTISOL. Aguarde novas atualizações!



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Moléculas Whatsapp Moléculas