Rua Santo Antonio de Itaberava, 300 - São Paulo-SP 11 2524-0457 moleculas@uol.com.br

Gostou? compartilhe!

Confira!

O que é tinta vinilica?

Tinta Vinilica é um composto derivado de resinas de policloreto de vinilina (PVC) e resinas acrílicas, diversos tipos de solventes, pigmentos, cargas e aditivos. Podendo esta ser utilizada em processos distintos tais como: Serigrafia, Pistola e pincel.

Papel dos componentes na tinta

SOLVENTES

São líquidos voláteis utilizados em diversas fases de fabricação das tintas, possibilitando que o produto se apresente na forma liquida e sempre com o mesmo padrão de viscosidade, são empregados para conferir a tinta condições ideais de pintura, visando facilitar sua aplicação.

RESINAS

É a parte não-valatil da tinta, que serve para aglomerar as partículas de pigmentos e é responsável pela transformação do produto, do estado liquido para o solido, convertendo em película. As resinas são responsáveis pelas propriedades físico-químicas da tinta, determinando, inclusive seu uso. Por isso existem tintas vinilicas, tintas PU, tinta PE, tinta EVA, tinta látex, entre muitas outras.

PIGMENTOS

São partículas solidas (pó) e insolúveis. Finamente moído, utilizado para conferir cor, opacidade, certas características de resistência e outros efeitos. Divididos em diversos tipos: orgânicos, inorgânicos, fluorescentes, corantes, entre outros. O mais utilizado pela Moléculas são os pigmentos orgânicos, pois são isentos de metais pesados, adequando assim nossos produtos na NORMA BRASILEIRA NBR11786 que se refere a SEGURANÇA DE BRINQUEDOS.

PROCESSOS:

SERIGRAFIA

Serigrafia ou Silk-Screen, consiste em um dos processos mais simples de impressão direta. Primeiramente pelos recursos rudimentares que são necessários e suficientes para realizá-lo, em seguida pela técnica necessária que não exige grande adestramento nem engenho aprimorado. Consiste de um bastidor , de arco de madeira ou metal, no qual é firmemente esticado um pedaço de tecido fino e resistente (geralmente de Nylon ou Poliéster), sobre o qual se faz a matriz da figura que se deseja imprimir. A matriz consiste de uma película que veda toda a superfície do tecido esticado no bastidor , exceto nos pontos onde se quer a impressão. Esta se faz pela passagem da tinta através da tela, de modo a recobrir a superfície a ser impressa. Em resumo, Silkscreen é a arte técnica de imprimir em qualquer superfície lisa, fazendo passar uma tinta através de um tecido (tela) que serve de ordenador para imprimir o que se deseja.

PISTOLA

A pintura com pistola de ar comprimido é normalmente utilizada para pintar peças em linha de produção que precisam de velocidade e precisão no processo de pintura. É uma ferramenta usinada e que se divide em: corpo, gatilho e cabeçote. O cabeçote, por sua vez, contém a capa de ar, que é a responsável pela pulverização da tinta; o bico de fluido, que dirige o filete de tinta em direção ao jato de ar de posições de acionamento, sendo uma para abrir o jato de ar e a outra para abrir o filete de tinta. Um dos fatores fundamentais tanto para a uniformidade da pintura quanto para que haja um uso coerente do material é a velocidade com qual a tinta é aplicada, que não pode ser nem lenta nem rápida demais. E a pressão do ar que deve ser utilizada deve ser sempre a mínima possível para garantir a manutenção do fluxo da tinta, acertando a pressão evita-se desperdícios e também garante um resultado mais uniforme.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Moléculas Whatsapp Moléculas