A importância da Viscosidade


Tecnicamente, viscosidade é a propriedade dos fluídos correspondente ao transporte dele próprio, ou, a medida da resistência ao escoamento que um fluído oferece quando se encontra sujeito a um esforço. Na linguagem de chão de fábrica, viscosidade é a “grossura” de um líquido. Todas as afirmações estão corretas.
A importância da viscosidade, seja nas Tintas, no Plastisol ou qualquer outro fluído, está diretamente ligada ao processo de aplicação destes produtos. Isto é, o processo de aplicação é quem determina a viscosidade do produto a ser utilizado.
Por exemplo, no caso das Tintas Serigráficas aplicadas por quadros. Caso a viscosidade seja muito baixa, a tinta vai escoar pelas tramas da tela, manchando desta forma o substrato.
No caso do Plastisol para Imersão, caso a viscosidade seja também muito baixa, ocorrerá gotejamento em excesso e a peça obtida não ficará com uma parede uniforme.
E outros tantos exemplos podem ser dados, porém o importante é saber a primeira regra da viscosidade, antes de escolher o processo de aplicação: Quanto mais viscoso é um líquido, menor será a viscosidade que ele se movimenta.
Dúvidas relacionadas a viscosidade? Procure a Moléculas!